Como saber se Bolsa Família foi aprovado?

O Bolsa Família foi instituído no ano de 2001 com  objetivo atender famílias carentes que necessitam de um rendimento mensal que contribua com gastos de necessidades básica de alimentação, roupa , moradia e outros, o Programa Federal unificou todos os programas municipais e estaduais como Bolsa Escola em um único cadastro, o CADUNICO Cadastro Único de Famílias Carentes.

Para ser beneficiário do Bolsa Família é necessário fazer o CADUNICO em um Centro de Referência Assistencial CRAS, cada cidade tem uma maneira de realizar o cadastro das famílias para o recebimento do benefício, existem também Unidades Móveis do Bolsa Família que são itinerantes atendendo diversas localidades, escolas também podem promover mutirões para o cadastro das família.

Após o Cadastro no sistema de Cadastro Único Bolsa Família CADUNICO as famílias que passarem na sondagem dos dados e tiverem rendimento mensal inferior a R$170,00 serão contempladas pelo Bolsa Família e receberão um Cartão Bolsa Família para o saque do benefício em Agências da Caixa Econômica Federal, a pessoa responsável pela família geralmente mãe e mulheres devem utilizar o número do NIS que é o Número do Cartão Bolsa Família  como Número do Cartão Cidadão.

Como saber se Bolsa Família foi aprovado

As Famílias que estiverem no perfil para o recebimento do benefício Bolsa Família receberão o Cartão Bolsa Família com o Número da Inscrição Social NIS, o Cartão Bolsa Família pode ser retirado no local onde foi feito o Cadastro Único CADUNICO , Centros de Referência de Assistência Social CRAS e também pode ser recebido em casa via correios, se você não receber o Cartão Bolsa Família após o cadastro dos dados pode ligar gratuitamente para o Atendimento Caixa ao Cidadão 08007260207.

Para saber se foi aprovado no CADUNICO é necessário fazer uma consulta através da internet com o CPF ou Cartão Bolsa Família, a consulta pode ser feita através de dois endereços diferentes no Portal Transparência do Governo Federal e Consulta dos Benefícios Sociais Caixa, veja neste artigo Passo a Passo de como fazer a consulta do Benefício Bolsa Família.

Consulta Bolsa Família Portal Transparência

  1. A Consulta do Bolsa Família no Portal Transparência do Governo Federal pode ser feita através do Número do CPF, caso o usuário ainda não tenha o número do NIS.
  2. Digite no Navegador o endereço para consulta do benefício www.portaltransparencia.gov.br;
  3. No Painel Consulta Temática Selecione Bolsa Família e clique sobre o Link;
  4. Selecione o Estado e a Cidade pertencentes ao CADUNICO;
  5. Digite o Número do CPF;
  6. Se você estiver selecionado para o recebimento do Bolsa Família os valores estarão disponíveis para a consulta.

Passo a Passo Consulta Bolsa Família Caixa

A caixa oferece muitos meios de atendimento às família do Bolsa Família, além do aplicativo, calendário de recebimento e do Site da Caixa existe também o Atendimento Caixa ao Cidadão, um número de telefone  que pode ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas , a ligação é gratuita : 08007260207.

O site da Caixa Econômica Federal também oferece a possibilidade de consulta do benefício através da internet pelo número do CPF. Confira como Passo a Passo Como fazer a consulta através do site da Caixa Econômica Federal:

  1. Digite no navegador o endereço de consulta da Caixa Econômica Federal: www.beneficiossociais.caixa.gov.br;
  2. Digite o Número do CPF;
  3. Clique no Benefício Bolsa Família;
  4. Se você estiver contemplado o valor correspondente estará disponível.

Atenção! O valor do benefício somente será exibido após a averiguação dos dados, o valor também somente poderá ser sacado no dia correspondente ao número do NIS exibido no calendário de saque Bolsa Família. Os valores que já foram sacados não serão exibidos na tela.

Calendário Bolsa Família

Os pagamentos mensais do Bolsa Família somente serão liberados na data que corresponde ao último número do Número de Identificação Social NIS, presente no Cartão Bolsa Família.

Add Comment