CRAS Bolsa Família

O Centro de Assistência Social foi criado para atender famílias carentes, agilizando o processo de cadastro das famílias em Programas Federais, Municipais e de Assistência Social, o órgão trabalha coordenando atividades de Assistência Social.

O estado de São Paulo, possui uma ampla rede de Assistência Social com 54 CRAS, os Centros de Referência Social possuem endereço eletrônico permitindo mais rapidez no fornecimento de informações e atendimento social de famílias carentes.

O CRAS é responsável pelo CADUNICO, cadastro de famílias carentes para o Programa Bolsa Família, Oferece Cursos de Capacitação, Tarifa Social da Água, SISVAN e outros Programas Sociais.

CRAS Bolsa Família

Como Funciona o CRAS

O CRAS funciona como uma Unidade Básica do Sistema Único de Saúde, Posto de Atendimento, constitui um endereço fixo com atendimento especializado as famílias carentes, no CRAS é possível fazer o Cadastro para o Programa Bolsa Família do Governo Federal, através do atendimento e entrevista de um dos funcionários capacitados pelo CADUNICO ( Cadastro Único).

O CRAS possui mais de 790 serviços para o fortalecimento de vínculo da rede sociocultural de cada bairro do estado ou município, o espaço recebe famílias que passam a ser acompanhadas pelo PAIF ( Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família), de forma particularizada ou coletiva.

O CRAS tem uma atuação articulada com outras unidades da rede socioassistencial, com projetos junto aos postos de saúde de combate a desnutrição, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com unidade privadas de educação e outros.

Localização do CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social é estrategicamente instalado em áreas de maior vulnerabilidade social, rurais ou periferias das grandes cidades como São Paulo, o objetivo do CRAS é fortalecer a convivência com a família e a comunidade.

O CRAS busca parcerias com instituições privadas e postos de saúde para o atendimento da necessidade de famílias carentes, a CRAS atende um público diversificado com características de cada região Indivíduo em Situação de Grave Desproteção, Crianças Retiradas do Trabalho Infantil, Pessoa Inseridas no Cadastro Único e Bolsa Família.

O CRAS também atende famílias em situação de estrema pobreza que residem em Comunidades Ribeirinhas em Parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Marinha do Brasil oferece atendimento assistencial em todas as Regiões do Brasil.

Bolsa Família e CRAS

O CRAS é o órgão responsável pela inscrição no Bolsa Família e outros Projetos do Governo Federal, através do Cadastro Único CADUNICO para obtenção do Número de Identificação Social, as unidades CRAS possuem profissionais e Assistentes Sociais para auxiliar no atendimento às famílias que necessitam do benefício.

O CRAS possui acesso para atendimento de todas as etapas do Bolsa Família como Cadastro Único CADUNICO, Atualização de Cadastro do Bolsa Família e funcionários especializados que farão o cadastro com maior agilidade bem como são capacitados para o esclarecimento de dúvidas.

O CRAS também possui endereço eletrônico, cada unidade do CRAS possui uma página na internet onde é possível esclarecer dúvidas e obter informações sobre os serviços do CRAS. Conheça aluns dos seviços realizados nos Postos de Atendimento CRAS:

  • Tarifa Social da Água

A tarifa Social da Água é um desconto concedido para famílias de baixa renda para o pagamento da conta de água mensal, para obter o desconto é necessário se dirigir a uma Unidade do CRAS e fazer a solicitação, a Tarifa Social da Água é um desconto feito no valor da conta por isso cobre o saneamento básico, abastecimento e outras tarifas cobradas na conta de água.

  • Programa Bolsa Família

Para fazer a inscrição no Programa Bolsa Família do Governo Federal é necessário fazer o CADUNICO para obtenção do Número de Identificação Social, o CADUNICO deve ser feito por um entrevistador do CRAS , para fazer o CADUNICO é necessário apresentação do documento do titular que receberá o benefício e todas as pessoas da família, filhos, companheiros, enteados e outras pessoas que residam junto a família.

Add Comment