NIS Bolsa Familia

O NIS é a sigla que significa Número de Identificação Social, é concedido as pessoas que tem Cadastro no Bolsa Família, o número do NIS também é o Número do Cartão Cidadão, este número é utilizado pela Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento do Bolsa Família.

Para obter o número do NIS é necessário fazer o CADUNICO, Cadastro Único no Centro de Referência de Assistência Social CRAS, o CADUNICO é a única maneiro de se obter o benefício do Bolsa Família, deve ser feito por uma pessoa que é responsável pela declaração de todos os dados quantidade de pessoas da família, crianças em idade escolar, valor do rendimento da família, deve ser apresentado documentos pessoais certidão de nascimento e documento de identidade na realização do CADUNICO.

Os Responsáveis pela Família que já possuem Cartão Cidadão devem manter o mesmo número do Cartão Cidadão que será considerado NIS (Número de Identificação Social), o NIS também será mantido no Cartão Bolsa Família que será utilizado para saque do benefício em Casas Lotéricas e Agências da Caixa Econômica Federal.

NIS Bolsa Familia

Cartão Cidadão e NIS

O NIS é o número do Cartão Cidadão para os responsáveis de famílias que utilizam o benefício do Bolsa Família, ele é o Número de Identificação Social que é utilizado pela Caixa Econômica Federal para fazer o Pagamento do Bolsa Família, através do número do NIS a caixa tem acesso a todas as informações declaradas no CADUNICO.

O Cartão Cidadão é um cartão que substituiu os antigos cartões do PIS e PASEP para os trabalhadores, os responsáveis por famílias do Bolsa Família que possuírem o número do NIS , Número de Identificação Social e posteriormente forem empregados terão o NIS cancelado e imediatamente o mesmo número passa a ser PIS e PASEP.

O Cadastro CADUNICO é mantido, bem como as informações que eram NIS porém o benefício do Bolsa Família é cancelado , caso o trabalhador necessite novamente do benefício o NIS é reativado. As atualizações e reativação do NIS deveram sempre ser solicitadas através dos Centros de Referência de Assistência Social CRAS.

NIS e Cartão Bolsa Família

O Número do Cartão Bolsa Família é sempre o mesmo número do NIS, obtido através do CADUNICO, Cadastro Único que deve ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social CRAS, os dados do CADUNICO devem sempre ser atualizado, recomenda-se que o prazo para atualização dos dados do CADUNICO não ultrapasse 2 anos.

Através do Número do Cartão Bolsa Família e NIS é feito a liberação do pagamento do benefício através do Calendário Bolsa Família, que está disponível na internet, site da caixa e também no Aplicativo Bolsa Familia que pode ser baixado em iPhone e celulares. O Calendário Bolsa Família estabelece critérios de pagamento que deve ser observado os dois últimos números do NIS.

Correntistas e Clientes da Caixa NIS

Os beneficiários que possuem Poupança Fácil ou são Correntistas da Caixa Econômica Federal devem receber o benefício através do número da conta ou número do cartão, desta maneira podendo também não receber o Cartão Bolsa Família, não terão acesso ao número do NIS através do cartão de saque do benefício.

Os beneficiários do Bolsa Família Correntistas e Clientes da Caixa Econômica Federal devem observar o número do NIS fornecido em documentos ou Protocolo de Cadastro do Bolsa Família, oferecido também pelo Centro de Referência de Assistência Social CRAS.

É importante saber que o Calendário de Pagamento do Bolsa Família obedece ao critério dos dois últimos números do NIS, por isso se o seu cartão de recebimento do Bolsa Família não tem o número do NIS este número deve ser providenciado.

As informações do CADUNICO dos beneficiários do Bolsa Família para o Sistema da Caixa Econômica Federal são mantidas mesmo se o beneficiário utilize o Cartão de Conta da Caixa.

Add Comment