Recadastramento Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social tem feito uma vistoria periódica na concessão do benefício Bolsa Família, esta vistoria tem o objetivo de garantir que apenas os beneficiários que realmente necessitam do Bolsa Família estejam recebendo os recursos, poupando gastos de recursos da união.

A averiguação dos dados do CADUNICO Cadastro Único é feita através do cruzamento de informações da base de dados do Bolsa Família e outros dados do governo, através do número do NIS Número da Inscrição Social é possível saber se o responsável pela família está empregado, uma vez que este também é o número do Cartão Cidadão, PIS e PASEP.

A renda familiar para o recebimento do Bolsa Família deve ser inferior a R$85,00 por pessoa , se as informações cruzadas através do Sistema do Governo Federal não estiverem de acordo com as informações do CADUNICO Cadastro Único do Bolsa Família o benefício será suspenso.

Recadastramento Bolsa Família

Quando Fazer o Recadastramento?

A família que é beneficiária do Bolsa Família receberá uma correspondência do Ministério do Desenvolvimento Social com extrato referente ao recebimento do benefício, se no extrato estiver escrito REVISÃO CADASTRAL é necessário ir imediatamente até o CRAS Centro de Referência Social realizar o recadastramento caso contrário o beneficio será suspenso.

No caso de AVERIGUAÇÃO , se no extrato estiver escrito AVERIGUAÇÃO CADASTRAL é igualmente necessário realizar o recadastramento, o extrato chega para todos os beneficiários de Programas do Governo Federal cadastrado no CADUNICO Cadastro Único, por isso o recadastramento também vale para outros programas com Redução de Tarifas etc.

o Bolsa Família é bloqueado caso você não faça o recadastramento no caso de REVISÃO DO BENEFÍCIO, isso significa que não poderá receber parcelas dos meses seguintes, a situação somente será normalizada após o recadastramento e revisão de informações do CADUNICO.

Local de Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento pode ser feito no CRAS Centro de Referência de Assistência Social, Bolsa Família Móvel que é uma solução para algumas regiões receberem a assistência ou outra instituição autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Para fazer o recadastramento é necessário apresentar todos os documento e principalmente aqueles que representam dúvidas para o sistema, como carteira de trabalho, holerite que confirme a situação financeira, é importante também apresentar documentos de pessoas que recentemente passaram a residir e fazer parte da família.

O responsável pela família que estava desempregado e encontra-se em situação de empregado não pode receber o benefício Bolsa Família porque o Número de Inscrição Social NIS é o mesmo do PIS e PASEP, Cartão Cidadão oferecido pela Caixa Econômica Federal.

As famílias que tem o responsável empregado mas na divisão do salário a renda não ultrapasse R$85,00 por pessoa deve eleger outro responsável pelo Bolsa Família, dessa maneira a família deverá ter um outro Número de Inscrição Social NIS que é o Cartão Cidadão do novo responsável pela família.

Documentos Necessários Para Recadastramento Bolsa Família

  • Comprovante de Renda Holerite, Contratos Com Empregadores, Carteira de Trabalho;
  • Em Caso de Desemprego Carteira de Trabalho Com Data de Saída do Último Emprego;
  • Comprovante de Residência (  Preferencialmente Conta de Água ou Luz);
  • Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal ou Cartão Bolsa Família NIS;
  • CPF- Cadastro de Pessoa Física;
  • RG- Carteira de Identidade;
  • Certidão de Nascimento de Crianças;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Separação ;
  • Atestado Médico de Pessoas Deficientes;
  • Certificado de Matricula de Criança Em Idade Escolar;
  • RA- Registro do Aluno Para Bolsista de Escolas Particulares;
  • Um Número de Telefone Para Contato.

observação: O CPF e Título de Eleitor não são necessários para Responsáveis Familiares de Aldeias Indígenas e Quilombolas, mas é necessário o Cartão do Bolsa Família, NIS Número de Identificação Social e Número de Telefone Para Contato para o Recadastramento Bolsa Família.

Add Comment