SISVAN Bolsa Família

O SISVAN é o Sistema de Informações que tem objetivo de auxiliar na gestão de registro de informações colidas de marcadores de consumo alimentar, os dados para informação do SISVAN são colhidos pelo Sistema de Saúde e Atenção Básica.

Para o acesso ao SISVAN é necessário LOGIN e Senha, o sistem opera na Plataforma Web e-Gestor e os dados podem ser colhidos em visitas, atendimento de saúde e outros, as informações contidas no SISVAN tem caráter nutricional medidas, altura e hábitos alimentares que podem ser utilizado no combate a desnutrição e também obesidade.

O SISVAN não oferece nenhum recurso associado aos dados que são cadastrados, pode haver pessoas cadastradas que recebam cesta básica ou outro tipo de alimentação e suplementos por meio do CRAS e Posto de Saúde com objetivo do combate a desnutrição, no entanto as informações declaradas no SISVAN são utilizadas à critério de pesquisa, podendo originar campanhas de combate aos maus hábitos alimentares.

SISVAN Bolsa Família

Como Funciona a Integração SISVAN e Bolsa Família

A base de dados do SISVAN é composta de registro de acompanhamento proveniente do Programa Bolsa Família, desta maneira podem ser colhidas durante consulta médica ou por meio de ação do CRAS, uma vez que é feito o cadastro no CADUNICO, as informações colhidas do SISVAN são juntamente armazenadas como informações sociais dos indivíduos.

A portaria n°97 determina que todos os dados referentes as informações nutricionais, hábitos alimentares, peso e medidas sejam registrado no SISVAN, a portaria também determina que o prazo para a declaração das informações ao sistema SISVAN seja de no mínimo 2 meses, essa iniciativa teve como um de seus fundamentos o combate a desnutrição.

Além de dados nutricionais outras informações do SUS migram para o SISVAN por meio do Sistema do Bolsa Familia, todos os registros identificados no Cartão Nacional da Saúde ou Cartão do SUS deve compor a base de dados do SISVAN :

  • Informações de Cadastro;
  • Ficha de Cadastro Domiciliar, recolhida pela Agente Comunitária de Saúde;
  • Ficha de Atividades Coletiva realizada em instituições estaduais escolas e outros;
  • Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, realizada por funcionário do CRAS , FUNAI e outras instituições no atendimento a comunidades indígenas e ribeirinhas;
  • Formulário de Marcadores do Consumo Alimentar, realizado em consulta com nutricionista.

Núcleo de Tecnologia da Informação ( NTI/DAB/SAS/Ministério da Saúde) 

O Núcleo de Tecnologia da Informação é responsável pelas informações recolhidas pelo SUS, CRAS e outras entidades assistenciais do estado, estas informações são administradas juntamente com o DATASUS.

Os Municípios não poderão realizar integração de dados de antropometria e outros através de sistema próprio, uma vez que a constituição de outro sistema prejudicará o recolhimento das informações do SISVAN.

Os Municípios que utilizam sistema próprio de informação deverão seguir orientações do e-SUS para integrarem o sistema que é utilizado aos SISVAN.

O que é VAN?

A sigla VAN significa Vigilância Alimentar Nutricional, a VAN constitui um estratégia de atenção nutricional do SUS, com objetivo de organização, gestão e cuidados em alimentação e nutrição através da Rede de Atenção Básica e Sistema Único de Saúde SUS.

Os responsáveis pela VAN deve constituir todos os trabalhadores que atendem a rede de Atenção Básica, Profissionais do SUS e CRAS bem como outras instituições de atendimento as necessidades básicas da população brasileira.

É preciso garantir equipamentos e infraestrutura para motivação dos funcionários em diversas unidades de atendimento a saúde e necessidades básicas, são balanças, materiais para campanhas de reeducação alimentar, constituição de cartazes e palestras.

Estes equipamentos e materiais são fundamentais para a realização da VAN, Vigilância Alimentar Nutricional e concretização de objetivos traçados com a criação do SISVAN, permitindo a realização das etapas propostas pelo Ciclo de Gestão e Produção do Cuidado Com Alimentação.

Add Comment